Balancim é uma máquina muito útil para quem trabalha com costuras, tecidos, lonas e acabamentos diversos. Ele facilita a vida de quem ainda utiliza apenas alicates, tornando a produção mais rápida e eficiente. Entretanto, o que poucos sabem, é que ao comprar o balancim ele não vem com a matriz, peça essencial para fazer os furos e prensas das peças que passam pelo balancim. Vamos conhecer um pouco mais sobre este produto?

O que é um balancim

Balancim é um aparelho manual versátil, sendo utilizado para a aplicação de botões, forração, ilhoses e outros. Ele tem uma alavanca que facilita a aplicação de pressão para que os objetos sejam presos às suas peças. Apesar da facilidade proporcionada por essa máquina, devemos sempre observar qual tipo de pressão ele é capaz de exercer na hora do trabalho. Os balancins vêm com um número que pode variar de 70 a 130, quanto menor o seu número mais força é preciso para operá-lo.

Como funciona?

O balancim é uma prensa manual, você aciona a alavanca e ele colocará pressão sobre a peça que se fixará ao objeto trabalhado. Para o seu bom funcionamento, é necessário prendê-lo, com parafusos, em uma mesa que deve suportar a pressão aplicada sobre a máquina. Para fazer as aplicações devemos utilizar a matriz, uma peça que possui diversos tamanhos e utilidade, ela é quem aplica e encaixa os ilhoses, botões de pressão etc. Portanto, devemos ficar sempre atentos ao tamanho da matriz, porque para cada tipo e tamanho de aplicação existem uma matriz ideal.

Como trabalhar com balancim?

O trabalho com balancim exige apenas que saibamos qual matrizes estamos utilizando e puxar a alavanca. Entretanto, existem alguns cuidados a serem tomados para o melhor funcionamento da máquina. É necessário ficar sempre atento à lubrificação, na medida em que a utilização diária do Balancim exige este cuidado para o fácil acionamento da alavanca. Também, é preciso evitar o pó na sua superfície.

Como colocar matrizes no balancim?

A matriz é geralmente composta por 3 peças, mas isto pode variar conforme a necessidade da aplicação. Basicamente uma peça que é encaixada na parte de cima, está é facilmente identificada pela rosca, que é responsável pela aplicação da pressão na peça. Já as outras duas podem ser para a aplicação dos encaixes sendo macho ou fêmea. Para utilizar o balancim basta apenas encaixar as peças da matriz colocar o botão de pressão, ilhoses ou outro dispositivo seguido da peça em que o dispositivo será colocado, depois é só fazer a pressão com a alavanca. Agora que você já sabe como usar o Balacim, conheça as opções de ilhoses e matrizes ideais para seu projeto.

No canal do youtube do Rei tem vídeos de diversos assuntos que podem te interessar, confere lá! Só não esqueça de se inscrever tá? ;) Canal do Rei