Hoje em dia o uso de lonas se tornou muito comum, utilizamos toldos, gazebos, tendas, estufas, proteção para carro e outros usos mais que desejarmos. Agora vamos saber um pouco mais sobre o processo de criação de uma lona?

Criação do esboço

A primeira coisa que devemos compreender para definir o esboço é pensar qual será a utilidade da lona e o formato de sua estrutura. Bem como, é necessário ter todas as medidas em mãos, para fazer o desenho e tornar a lona funcional. Para fazer o esboço podemos utilizar desenhos a mão livre, ou programas de computador (o que exige um pouco mais de conhecimento). É fundamental saber qual será o material utilizado e o formato da lona para se fazer o esboço. Sabendo a medida e o formato desenhe as linhas na lona.

Linha de corte da lona

As indústrias têm máquinas especiais que fazem o corte de lonas. Agora, se você quer fazer a sua própria lona deve pensar na grossura do tecido, pois isso pode exigir uma tesoura comum ou uma tesoura mais forte como a de funileiro. Para fazer os cortes basta seguir os desenhos que haviam sido feitos na lona.

Costura da capa

Ao costurar capas de lona devemos ter alguns cuidados, pois alguns tecidos irão dar mais trabalho que outros, às vezes será necessário utilizar uma máquina de costura para dar o acabamento. É preciso também, selecionar uma agulha de número e modelo específico que facilite o trabalho. Para costurar a lona basta dobrar uma barra nas extremidades com 2 cm e dar os pontos. Se você quiser pode colocar ilhoses com o auxílio de Balancim, isso irá deixar sua lona prática para instalação e com um charme a mais.

Garanta os materiais necessários para concluir seu projeto com lona! Visite nossa loja online agora e conheça mais sobre lonas, ilhoses e demais ferramentas disponíveis para solucionar seus desafios clicando aqui.

No canal do youtube do Rei tem vídeos de diversos assuntos que podem te interessar, confere lá! Só não esqueça de se inscrever tá? ;) Canal do Rei