Cortar uma espuma pode ser um desafio real, na medida em que desejamos dar a forma necessária para a sua instalação, um erro na mão pode acabar estragando a espuma toda. Para te ajudar com este trabalho, separamos algumas dicas.
O que é uma espuma?
Resumidamente, espuma é um conjunto de gases que a partir de um processo químico assume um estado sólido. Existem vários tipos de espuma, as mais comuns são as sintéticas, sendo estas isopor ou espuma para estofados e limpeza. Entretanto, nesses materiais o gás é disperso em um tipo de polímero que dá a densidade e características a este produto.
Visualizações
Existem duas alternativas para os cortes que se relacionam com a sua densidade. Suave e sólido, sendo que o primeiro é mais barato que o segundo. Os cortes suaves, possuem uma estrutura porosa, conforme o corte é feito ele pode quebrar ou desmoronar. Já o sólido, é mais resistente e de fácil manuseio.
Âmbito de aplicação
As espumas são um preenchimento maleável possuindo diversas formas de aplicação. Podemos utilizá-la nas paredes como isolamento acústico ou para ter conforto em nossos móveis.
Faca
O corte com faca pode ser muito trabalhoso e deixar um acúmulo gigante de sujeira após terminada as atividades de corte, além de um rangido durante o processo. Esse tipo de corte é bom para trabalhos pequenos.
Hoven for metal
Hoven for metal é uma ferramenta de corte, que permite que as folhas sejam moldadas em qualquer largura. Porém, algumas dificuldades podem ser encontradas na sua utilização, pois ele tem um desempenho nada satisfatório. Além dos barulhos causados por esse instrumento, as bordas da espuma não ficaram intactas. Contudo, ele é um método funcional para pequenas peças.
Ferramentas elétricas
Para o corte com energia existem duas ferramentas. Iremos falar primeiramente do Eletropolitanzik, é uma forma de corte parcialmente automatizada, que pode deixar o corte mais dinâmico. Ele tem algumas limitações, não suporta espessuras maiores que 88 mm, também pode ranger bastante, além de deixar uma grande quantidade de lixo ao final do trabalho.
O corte búlgaro, como o Eletropolitanzik, acelera o trabalho. Contudo, ele pode dispersas pedaços de espuma por todos os cantos, é ideal para fazer cortes redondos.
Figura de corte térmico
Este modo de corte pode ser o mais ideal, na medida em que é feito a partir de um ferro de solda, uma espécie de fio quente que pode assumir a forma desejada. Este ferro de soldar garante um corte suave com uma qualidade perfeita, muito útil para decorações. Também evita que a sujeira se espalhe.
Fio nicrome
Esta é uma máquina especial para cortar espuma, parecida com um serra tico-tico. Entretanto, funciona de forma totalmente diferente, pois opera o corte através de um fio quente, que fornece uma pressão e temperatura. Com isso devemos nos ater aos detalhes evitando danificar a espuma. O fio nicrome permite vários tipos de corte, é só utilizar a imaginação.
Medidas de segurança
Quando vamos lidar com equipamentos de corte sempre existe a necessidade de tomar alguns cuidados. No caso de equipamentos como facas devemos ter atenção para não cortar os nossos dedos. Já nos equipamentos de corte quentes ou elétricos, é preciso ter atenção com a voltagem, levando em conta que, este tipo de corte pode liberar gases nocivos sendo imprescindível a utilização de Epi como máscaras para evitar danos à saúde.
Agora que você conhece as opções para cortar espuma em casa, ficou fácil identificar a necessidade do seu projeto, correto?
Visite nossa loja online agora e conheça mais sobre espumas e demais ferramentas de cortes disponíveis para solucionar seus desafios clicando aqui.
No canal do youtube do Rei tem vídeos de diversos assuntos que podem te interessar, confere lá! Só não esqueça de se inscrever tá? ;) Canal do Rei
Deixe um comentário