Carpete e forração: qual a diferença?
O carpete automotivo é um acessório fundamental para garantir o conforto e bem estar quando entramos em um veículo. Serve como proteção entre o chão do carro e os pés, e são inibidores de ruídos. Também reveste o porta malas e protege objetos que são transportados em seu interior.
Embora seja um item de fábrica, com o tempo o carpete e a forração automotiva acabam se desgastando, logo é importante realizar a manutenção deste item.
Um tapeceiro estofador automotivo pode avaliar se chegou o momento de trocar, pois dependendo das condições de uso pode acarretar mau cheiro no interior do carro.
Tipos de carpetes automotivos
O carpete automotivo moldado é o carpete já no formato do piso do veículo de acordo com a marca e modelo. Facilita o trabalho do tapeceiro automotivo que somente precisa instalar o produto.
O carpete automotivo sem resina é mais maleável, pode ser manualmente modelado com facilidade pelo profissional, conforme a superfície a revestir.
O carpete automotivo com resina é menos maleável, pois esta camada extra o torna mais resistente comparado ao sem resina. São mais frequentes em porta malas e tampões dos veículos.
Tanto o carpete como a forração são compostos por polipropileno, mas o carpete resinado tem gramatura 550 g/m² enquanto a forração resinada tem gramatura 325 g/m². O carpete sem resina tem gramatura 300 g/m² enquanto a forração sem resina tem gramatura 200 g/m².
Os carpetes tem uma espessura média de 5 cm, enquanto as forrações tem a espessura média de 2,5 cm. A forração é basicamente o carpete com uma textura mais lisa e com essa diferença de gramatura e espessura, além de ser mais acessível. O carpete tem um aspecto mais "macio" em relação à forração.
Mas todos estes materiais podem também ser dispostos em pisos, paredes e divisórias de qualquer ambiente que necessite absorção de ruído ou um simples revestimento.
Exceto os carpetes moldados, todos têm largura de 2 metros e são vendidos por metro.